Lavo o cabelo só com água

Ei galera!

Preciso compartilhar uma mudança recente, e que gostei muito.

Há mais ou menos umas duas semanas, bisbilhotando no youtube, achei um vídeo no canal da Luisa Moraleida que mulher incrível gente , com o título:  LAVANDO O CABELO SÓ COM ÁGUA E MAIS NADA!  clique aqui para ver o vídeo.

😮  😮 😮 😮

Que loucura, atiçou minha curiosidade, fui lá assistir. Fazia todo sentido, a explicação e tudo mais. Nunca fui muito vaidosa, meu cabelo ondulado sempre mais confuso que eu, a vida toda usei shampoo como todos, e na adolescência comecei a pranchar meu cabelo quase que sempre, quando eu não pranchava, ele só ficava amarrado, porque eu não tinha maturidade pra lidar com os frizz e nem com ele ”armado”. Sempre fui muito insatisfeita com meu cabelinho.

 Terminei de assistir o vídeo decidida a criar aquele hábito, desembaracei meu cabelo, e partiu banho. Na verdade não tem nenhum segredo, olha só:

  1. Antes do banho, escove o cabelo para que a oleosidade natural escorra pelos fios, e já ir soltando qualquer sujeirinha que tenha no couro cabeludo.
  2. Debaixo do chuveiro, de preferência água fria por hidratar, dar mais brilho, estimular o crescimento, manter a oleosidade natural e evitar caspas, molhe todo o cabelo, separando as mechas e massageando com cuidado a raiz.
  3. Após o banho, sugiro pentear o cabelo com aqueles pentes de dentes largos ou com a mão mesmo, mecha por mecha. E deixe secar naturalmente.

giphy

 Além do processo de lavagem ser a coisa mais simples do mundo,  o custo é NULO e de quebra você ainda ajuda o meio ambiente.

Estranhei muito, afinal fomos acostumados a usar shampoo sempre. Desde pequenos nossos cabelos conhecem os shampoos e condicionadores de inúmeras marcas, nem tivemos a chance de conhecer nosso cabelo virgem.

Nos 4 primeiros banhos, SEM SHAMPOO, NEM NADA, meu cabelo ficou muito, mas muito oleoso, mas depois foi só sucesso. Pesquisei mais e achei esta página que é bem completa sobre o assunto: clique aqui para ler a matéria.

Water Only (Só Água), vai um pouco mais além. Visando manter a hidratação, o brilho e a saúde dos cabelos, a limpeza é feita apenas com água (nada mais natural que água, certo?). Neste método, toda hidratação fica a encargo da oleosidade produzida pelo próprio corpo. De quebra, a técnica ajuda a reduzir o impacto ambiental do uso de cosméticos que lançam substâncias químicas prejudiciais aos mananciais de água, poluindo o planeta.

Duas semanas lavando meu cabelo dessa forma, passei a ter mais vontade de deixar ele solto, nunca vi ele tão hidratado e olha que ainda estou na fase da adaptação.

Contei a uma amiga que eu tinha adotado esse método, ela foi cheirar meu cabelo pensando que estava fedendo e se surpreendeu. Meu cabelo não está fedendo, e não está com nenhum resíduo. E se você lavar bem apenas com a água, o cheiro fica neutro, simples assim, cheiro de nada. O que acontece naturalmente mesmo se você usa shampoo, no dia seguinte já não tem cheirinho de fruta mais.

Por incrível que pareça senti que mudar isso, mudou outras coisas internas também. Desapegar de algo que estamos acostumados desde crianças, é o mais difícil, mas depois da fase de adaptação você vai sentir seu cabelo respirar e vai sentir uma liberdade enorme.

cabelos-gif

Se você gostou, faça um teste, experimente por umas 6 semanas(tempo suficiente pro cabelo se adaptar) e comenta aqui o que achou. 

Deixe um comentário